Header Ads

test

Realizada I Conferência Municipal da Igualdade Racial de Areia Branca

O evento teve o tema: "O BRASIL NA DÉCADA DOS AFRODESCENDENTES: RECONHECIMENTO, JUSTIÇA E DESENVOLVIMENTO".
Com o objetivo de fortalecer as políticas de igualdade racial em Areia Branca o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizaram no último sábado (30), no auditório da Câmara de Vereadores, a I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial que teve como tema: “O BRASIL NA DÉCADA DOS AFRODESCENDENTES: RECONHECIMENTO, JUSTIÇA E DESENVOLVIMENTO”.
Francisco Jânio, secretário municipal de Assistência Social,  falou da importância do momento para a luta pela política de reconhecimento e justiça para todos. O vice-prefeito João Paulo, representando a prefeita Iraneide Rebouças, parabenizou os participantes neste evento de debate para igualdade racial no município, falou ainda quê é preciso que haja igualdade e respeito, e que o político representa um povo,uma nação.
Os representantes da religião Matriz Africana, Igor Cruz e Francelina estiveram presentes e também falaram sobre igualdade racial. A fala de dona Francelina emocionou a plenária e deixou uma mensagem de otimismo, que não é fácil a humilhação e discriminação, mas não podemos desistir de lutar por nossas raízes e construir com dignidade e respeito dias melhores e de igualdade para todos.
Estiveram presentes também Raimundo Luan representando a Igreja católica que reforçou a palavra do Papa com pedido de perdão aos que um dia foram ofendidos pela igreja,  a antropóloga, professora e doutora, Eliane Anselmo, do Núcleo de estudos Afro-brasileiro da UERN. Presidindo a conferência tivemos Gunnar Vingre, representando o Conselho Municipal de Assistência Social e da coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Mary Regina, que ministrou a palestra magna.