Projeto de hortas escolares incentiva a sustentabilidade entre os estudantes
As hortas são regadas a partir do reaproveitamento da Ôgua dos aparelhos de ar-condicionado e bebedouros
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró, estĆ” desenvolvendo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Areia Branca o Projeto de ExtensĆ£o – “Escola SustentĆ”vel: Construindo a Sustentabilidade e Educando para Cidadania Ambiental”.
No municĆpio, o projeto Ć© coordenado pelo educador ambiental e professor do IFRN, Julimar FranƧa, que construiu recentemente nas Escolas Municipais Vingt Rosado e AluĆzio Alves, hortas escolares de plantas medicinais.
As Hortas são laboratórios vivos que colocam os alunos em contato com a natureza e permitem a construção de um processo de ensino-aprendizagem baseado numa experiência capaz de sensibilizar os estudantes, formando criticamente cidadãos ambientais.
Além disso, o conhecimento sobre a utilização e as propriedades das plantas medicinais da nossa região permitem o resgate do saber popular e a preservação desse importante aspecto da cultura Nordestina, que é a fitoterapia.
As hortas são regadas a partir do reaproveitamento da Ôgua dos aparelhos de ar-condicionado e bebedouros, o que tem permitido uma reflexão da comunidade escolar sobre o uso racional desse importante recurso natural. Nas duas escolas, as hortas têm se transformado em mais um espaço de aprendizagem contextualizada e significativa contribuindo para sustentabilidade do ambiente escolar e para formação ambiental das futuras gerações.
Comente