Header Ads

Areia Branca recebe reunião do Comitê Permanente de Gestão de Atuns e Afins

Prefeita Iraneide Rebouças participa das discussões para o desenvolvimento do pescado no município

Areia Branca recebeu pela primeira vez uma reunião com os integrantes do Comitê Permanente de Gestão de Atuns e Afins – CPG do Atum, com a presença de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A prefeita Iraneide Rebouças participou do encontro que ocorreu durante a manhã desta segunda-feira (27) na Câmara Municipal. A prefeita falou da importância para cidade em receber o evento e debater o assunto nunca antes discutido no município.
“Nós temos um grande potencial de pesca em Areia Branca, são 30 mil toneladas de atum produzidas por ano. Somos geograficamente favoráveis à pesca do atum”, disse a gestora para depois se referir à pesquisa da Associação dos Proprietários de Barco de Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (Aspern), responsável pela vinda do CPG ao município, onde Areia Branca apresentou uma queda de 1,2 milhões de atum nos últimos anos, sendo necessário executar um plano de ações junto com proprietários, governos do Estado e Federal, para que se possa alavancar essa produção.
Areia Branca possui 42 quilômetros de orla marítima com potenciais naturais, belezas e o mar que traz o alimento rico em proteínas. “Queremos desenvolver politicas públicas que tragam o crescimento do pescado. Enquanto prefeita somos parceiros do desenvolvimento”.
Iraneide Rebouças falou ainda da necessidade de um controle sobre esse tipo de pesca. “Não temos retorno desse pescado para nossa cidade e precisamos regularizar isso. Sabemos das dificuldades dos armadores com relação à regularização de suas embarcações, e estamos aqui para ajudar nessa estrutura para que se encontrem soluções favoráveis”. A prefeita informou também sobre a construção de um cais público para que todos possam atracar seus barcos e, com isso, atrair novos investidores.
A prefeita relembrou o sucesso do I Festival Gastronômico do Atum realizado no ano passado e disse que o alimento precisa chegar à mesa dos areia-branquenses, as escolas, através da merenda escolar, aos restaurantes uma gastronomia do município como forma de desenvolvimento sustentável.
A reunião do CPG contou com a presença do empresário o Pedro do Atum, presidente da ASPERN, Jairo Gurd, diretor do Departamento de Desenvolvimento e Ordenamento da Pesca da secretaria de Agricultura e Pesca; Roberto Papa, superintendente das Superintendências Federais de Agricultura. Também representaram a prefeitura o secretário de Agricultura, André Farias; e do gerente de Pesca, David Azevedo.