Header Ads

Desfile cívico encerra Festival de Emancipação Política de Areia Branca



O desfile cívico marcou o encerramento das comemorações do festival de aniversário de 92 anos de emancipação política de Areia Branca nesta última terça-feira (22). A cerimônia que aconteceu em frente ao palacete da Prefeitura Municipal, contou com a presença da prefeita Iraneide Rebouças junto a secretários e membros da gestão, além de vereadores, autoridades locais e população em geral.

A programação do último dia do Festival foi aberta pela manhã, com a celebração da missa de agradecimento na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, ministrada pelo Padre Alfredo Boldori, com a presença da prefeita e membros da gestão. “Todos nós sabemos o quanto Areia Branca é especial. Aliado a uma natureza geográfica pródiga, que nos oferece o sol, o mar, a terra e o vento que se transformam em sal, pescado, petróleo, energia limpa e turismo. Aqui, nós encontramos a mais bela natureza humana: um povo forte, inteligente, trabalhador e acolhedor”, disse a prefeita Iraneide Rebouças em seu discurso. Na sua fala, a gestora também contemplou o êxito da realização do segundo ano do FEMAB, o Festival da Emancipação de Areia Branca, com todo seu calendário especial. “E é tudo isso, junto com a fé inabalável em Deus – independente da religião em que ela esteja abrigada — que nos traz a certeza de que estamos juntos a construir um futuro melhor para todos. E viva Areia Branca!”, finalizou a prefeita.

E em mais um ano, o desfile cívico marcou o encerramento do Festival, num lindo espetáculo que ocupou toda a rua Coronel Fausto, local da sede do executivo municipal. Delegações de diversos órgãos, instituições, escolas estaduais, municipais e particulares da cidade, além das secretarias da gestão, desfilaram ao longo da rua, para um bom público presente. Destaque para as fanfarras locais das escolas da região e a presença da Banda Musical Arthur Paraguai, de Mossoró; e a Banda Marcial da Assembleia de Deus, de Upanema.

A programação teve início no dia 10 de outubro, com um evento dedicado as crianças da cidade na celebração do dia das crianças, que divide o calendário com a comemoração do feriado de Nossa Senhora de Aparecida. A festa, idealizada pela Secretaria de Assistência Social em conjunto com a Secretaria de Educação, contou com muita alegria e diversão, teve atrações infantis no palco, como o palhaço Fuxiquinho.

O FEMAB também contou com a “Semana do Mar”, desenvolvida pela Gerência de Meio Ambiente, uma programação especial nas praias, rios e ambientes marítimos da cidade entre os dias 17 e 18, onde estudantes, artistas e população puderam presenciar diversas atividades culturais e educativas na costa areia-branquense. Para a programação, os quiosques da Praça Rivadávia Fernandes, localizada na praia de Upanema, receberam pinturas artísticas belíssimas do artista Rayron Montielly, que se destacam em meio a paisagem. Tudo isso para a reafirmação da identidade cultural da cidade.

Em outro momento das comemorações, a Câmara Municipal de Vereadores promoveu uma cerimônia de laureamento de títulos e comendas a personalidades de relevância para a cidade, a região e o estado, com as entregas dos títulos de Cidadão Areia Branquense, a Comenda José Justiano Solon e o Título de Honra ao Mérito Luiz Fausto de Medeiros, este último sendo entregue também a prefeita Iraneide Rebouças. Foram mais de 68 homenageados na ocasião, com suas nomeações conduzidas pelos vereadores da Câmara.

Outro evento esperado aconteceu no último fim de semana, nos dias 19 e 20, com a terceira edição do KiteFest, o festival de kitesurf da cidade, um dos maiores da região. Em dois dias de programação, a costa da praia de Upanema foi decorada com pipas coloridas de mais de 80 competidores de diversas partes do Rio Grande do Norte e Ceará, dispostos a participarem do festival. Além da programação esportiva para o público, estes puderam contar também com atrações musicais, com os areia-branquenses ecléticos da banda Paranoicos e o reggae autoral da banda Donaleda, uma das maiores do eixo Norte-Nordeste do gênero musical.

Ainda que o Festival de Emancipação focasse em Areia Branca, isso não impediu que o mês de outubro fosse limitado só a festa. Durante todo o período, a Prefeitura desenvolveu ações especiais, alusivas ao Outubro Rosa, o mês de conscientização a prevenção do Câncer de Mama. No Brasil, a doença afeta 62,9 pacientes a cada 100 mil mulheres, segundo dados de 2018 divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer, o INCA. Em Areia Branca, além das ações organizadas pela Secretaria de Saúde, o município todo vestiu a camisa da campanha, como a alteração das marcações de mídia social da Prefeitura para a conscientização da ação do Outubro Rosa.

Todas essas ações foram desenvolvidas especialmente para o festejo cívico do aniversário de Emancipação Política de Areia Branca, mobilizando toda a cidade a participar e prestigiar o espetáculo. Parabéns a Areia Branca, pelos seus 92 anos de emancipação!