Header Ads

Prefeitura de Areia Branca e Voltalia entregam novas instalações da Fundação de Apoio ao Idoso Rita Fernandes de Souza


A novíssima estrutura da Fundação de Apoio ao Idoso Rita Fernandes de Souza foi entregue nesta sexta-feira (04), em cerimônia especial que contou com a presença da prefeita Iraneide Rebouças (PSD), do secretário de Assistência Social Francisco Jânio, da filha da homenageada Rita Fernandes, Andreia Cristina e de autoridades locais, além da presença dos representantes da empresa de energia renovável francesa Voltalia, na figura do presidente da empresa Robert Klein, do presidente global Sebastien Clerc, e do gerente social da empresa, Thiago Culhari. A população foi convidada para a solenidade, em momentos de muita alegria e emoção, na entrega da obra. A inauguração do prédio acontece na mesma semana do Dia do Idoso no Brasil, que foi comemorado em 1º de outubro.

“Estamos aqui hoje para comemorar uma grande realização, ao entregar ao nosso município as novas instalações da sua popular Casa do Idoso. Devolvendo a esses, a justa e merecida dignidade para desfrutar com saúde e alegria este momento tão especial, embora muito difícil, na vida de todos nós. A festa é nossa, é de toda a Areia Branca”, afirmou a prefeita em seu discurso. Em suas palavras, a gestora destacou os esforços conjuntos na construção da nova sede da fundação, num processo difícil e árduo, desde a aquisição do terreno com a parceria do Governo do estado até os trâmites legais da obra; mas isso tudo, sempre com o apoio da Voltalia. “A participação da Voltalia na economia local já é significativa e crescente: seja criando oportunidades de emprego e renda para a população; seja agora investindo no nosso bem-estar e desenvolvimento social. A vocês meu muito obrigado”, enfatizou a prefeita, se dirigindo aos membros da comissão da empresa.

O secretário de Assistência Social Francisco Jânio teve a palavra na cerimônia e destacou algumas estatísticas sobre a população idosa do Brasil. “No Brasil, nós temos 13% da população brasileira idosa, por volta de 26 milhões de idosos no país. Até 2040, a estimativa é chegar até 50 milhões de idosos no Brasil. Somos um país que tem garantido qualidade de vida – e consequentemente, o envelhecimento. Por isso, temos que trabalhar pela garantia a prosperidade e a saúde de nossos idosos”, reforçou o secretário. Areia Branca faz parte do restrito quadro de 30% dos municípios brasileiros que possuem casa de apoio a idosos no país.

Durante a cerimônia, sempre foi destacado o trabalho da Voltalia junto à prefeitura municipal na realização da obra, e isso foi enfatizado pela fala de Robert Klein, presidente da empresa. “É um prazer imenso viver esse momento junto com vocês, depois de tanto trabalho. É um orgulho participar dessa parceria com a prefeitura, que começou em 2017, e dois anos depois, após muitas dificuldades que foram superadas principalmente pela garra da prefeitura e pela garra da Voltalia, nós conseguimos fazer esse sonho virar realidade”, enfatizou o presidente. A francesa Voltalia chegou em Areia Branca em outubro de 2014, e agora, cinco anos depois, já tem três usinas de energia eólica (Carcará I, Carcará II e Terral), gerando emprego e desenvolvimento para Areia Branca. No momento também, o presidente global da Voltalia, Sebastien Clerc, agradeceu pela oportunidade e cumprimentou os presentes, em francês. Além disso, os membros da Voltalia tinham uma surpresa para os idosos da Fundação: a doação de dois aparelhos de TV LEDs da LG, para compor a sala de TV do local.

Andreia Cristina, filha da enfermeira Rita Fernandes de Souza (in memoriam), que é homenageada com o nome da fundação, agradeceu os esforços dos órgãos na construção da casa, num discurso visivelmente emocionado. “Gostaria de agradecer a prefeita Iraneide e ao grupo Voltalia na realização desse projeto”, disse Andreia.

A estrutura de primeiro mundo entregue na inauguração coloca a casa de apoio como uma das melhores do Rio Grande do Norte, dispondo de uma capacidade maior para o atendimento aos idosos. Com dormitórios, enfermaria, cozinha, banheiros e outros cômodos totalmente reformados, a Fundação de Apoio ao Idoso Rita Fernandes agora pode garantir uma maior qualidade de vida para os vovôs e vovós atendidos. “Agora, o momento é de festejar! E agradecer, muito, a todos que participaram direta ou indiretamente dessa conquista. Viva Areia Branca! Viva nossos idosos!”, finalizou a prefeita Iraneide Rebouças, em seu discurso.