Header Ads

Prefeitura de Areia Branca participa do Outubro Rosa



A Prefeitura Municipal de Areia Branca está participando de maneira direta do Outubro Rosa, uma campanha realizada anualmente para a intensificação da prevenção ao câncer de mama, doença que no Brasil, possui uma incidência de 62,9 casos a cada 100 mil mulheres, segundo dados de 2018 divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer, o INCA. Em Areia Branca, além das ações organizadas pela Secretaria de Saúde, o município todo vestiu a camisa da campanha, como a alteração das marcações de mídia social da Prefeitura para a conscientização da ação do Outubro Rosa. Além disso, também entra em destaque a realização da terceira edição do Festival de KiteFest de Areia Branca, que será alusivo a campanha, com suas identificações também na cor rosa.

O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela Cura” que aconteceu em Nova York, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. Já no Brasil, a primeira ação desse calibre no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo, com a aplicação da iluminação cor-de-rosa no Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

Desde então, as ações de conscientização tem se espalhado pelo Brasil – e com Areia Branca não é diferente. A Prefeitura Municipal tem participado com frequência dos meses de campanhas relacionadas a saúde, como o Setembro Amarelo em preservação a vida, e agora, ao Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Outros órgãos no Rio Grande do Norte também estão participando da campanha, como o Tribunal de Justiça do Estado, dando o braço a torcer na união pela saúde das mulheres brasileiras.